quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto Educacional: O BOI CONTOU

  
Divulgamos o lançamento do livro "Construindo Quilombos, desconstruindo mitos: a educação formal e a realidade quilombola no Brasil" que tem a participação do Prof. Antonio Carlos Santana de Souza da UEMS com o Capítulo "COMUNIDADES NEGRAS RURAIS DE MATO GROSSO DO SUL EM CONTEXTO EDUCACIONAL". Também será exibido o documentário pelo Projeto Educacional "O Boi Contou..." no Centro de Cultura Domingos Vieira Filho, em São Luís - Maranhão.

O Documentário depois de ser exibido no Maranhão será exibido na Europa e posteriormente em Campo Grande (UEMS) e em algumas Comunidades Quilombolas do MS a ser divulgado. Caso necessitem de mais informações é só contactar o Prof Antonio Carlos Santana de Souza.

O Projeto é um desdobramento e intercâmbio do Projeto UNIAFRO – UEMS que enfoca Questões Afro-descendentes em Mato Grosso do Sul levado ao Maranhão em reciprocidade, atendendo às especificidades das Leis nº 10639/03 e nº 11465/08, que indicam a abordagem de conteúdos que trazem à baila a história da África, a cultura Afro- Brasileira; Também possibilita a inserção de Pesquisadores da UEMS no cenário nacional visando a participação em Editais do MEC e Fundação Cultural Palmares (MinC) entre outros.

O Documentário:
Síntese bonita de três raças tristes (pseudamente tristes): a indumentária do branco, o atabaque do negro, a coreografia indígena. Bumba-meu boi que se preza têm três coisas boas: um “couro” rico, um "Chico" espritado e um batuque firme. E um cantador de peso. Este não entrou na conta porque sem ele um boi não vale nada”. O boi de zabumba é mais África. Apoia-se inteiramente nos tantãs enormes que, enfiados numa vara, dois latagões tisnados carregam nos ombros; um terceiro, o músico, vai de lado, batendo-lhe com a maceta, resoluto. O ritmo é diferente, mais lento, chamando senzalas e mocambos, num compasso de soca-pilão.


O Boi de Marcelino integra as atividades do Projeto "O Boi Contou...", patrocinado pelo Programa Petrobrás Cultural que contou com a participação do Prof. Antonio Carlos Santana de Souza - UEMS e a presença de representante da Diretoria do Patrimônio Imaterial Afrobrasileiro, da Fundação Cultural Palmares (Ministério da Cultura)







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário