quarta-feira, 13 de março de 2013

DIA DA MULHER - REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E PODER

Caríssimas(os) leitoras(es),

reinauguramos nosso blog com uma mensagem, pronunciada na Câmara Municipal de Campo Grande em 8 de março, dia da Mulher, por Maria Rosana Pinto, nossa aluna do Mestrado em Letras e com muito orgulho minha orientanda.

PRONUNCIAMENTO

Vossas Senhorias, vereadores e vereadoras dessa casa
Vossa excelência, senhor Presidente vereador Mario Cesar

bom dia!

cumprimento a todos, homens e mulheres presentes.

Agradeço o convite e a oportunidade de estar aqui hoje. Digamos que seja um presente dessa casa, uma vez que participei da ultima campanha eleitoral com o desejo de ser uma vereadora da nossa cidade. Fica para a próxima. Sou da política e a política é minha também. Por isso, gosto de estar aqui.

Considero muita honra estar aqui para conversarmos sobre um assunto de tão alta relevância para a vida política do Brasil contemporâneo: a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão da política. A categoria de sub-representação que as mulheres ocupam e que a Lei dos Sexos, que garante 30% no mínimo de cada sexo nas chapas de vereadores, não garante a reserva de cadeiras no parlamento. Equivaleria a Lei da Cotas nas Universidades reservando apenas vagas nos antigos vestibulares. E a Cota nas Universidades é uma política de médio prazo que esta democratizando o acesso e irá garantir um futuro mais democrático construído a partir dos jovens profissionais.  


Mas vou falar de um assunto que pesquiso e estudo, já há algum tempo. Em 2007 conclui uma especialização pela PUC de Minas. Pós -Graduação em Desenvolvimento Humano e minha monografia foi sobre a Sub-representação das mulheres política. E de forma muito abreviada apresento alguns dados atualizados:


Neste ritmo, a paridade de gênero nos espaços de poder municipais vai demorar 148 anos no Brasil.


A política é um universo social que trata de poder, de capital, de relações de forças, de estratégias de manutenção, de conservação e de acumulo de novas forças e a vida política para as mulheres tem sido uma coisa difícil. A vida política é uma vida difícil para todos, homens e mulheres. E da natureza desse trabalho lidar os conflitos, com os interesses, de maior ou menos grandeza, com as demandas, todas urgentes e necessárias.

Mas o que defendemos aqui, sobre o tema mulher e política, é que queremos sim aumentar o numero de mulheres atuando como vereadoras, mas queremos mais: é preciso a desconstrução da divisão sexual dos trabalhos parlamentares e que a questão feminina torne-se, de fato, responsabilidade de todos. É o que chamamos de política da presença e política das idéias, que juntas melhoram a democracia.

A socialização diferenciada e o sexismo institucional continuam sendo entraves e obstáculos na construção da carreira política das mulheres. Acumular capital político para as mulheres é um pesadelo,  Requer muita coragem, é necessário ter rompido com padrões de gênero altamente valorizados socialmente para as mulheres, como a dedicação exclusiva e prioritária dos cuidados da casa, dos filhos, do marido, etc.

Quando um homem vai para a política ele tem a certeza e a tranqüilidade que sua família esta assistida e cuidada, já a mulher que vai para a política tem que ela mesma garantir isto.

Já no parlamento, pela pesquisa, normalmente a mulher depara-se com barreiras invisíveis que dificultam que estas ocupem os cargos de maior prestigio e poder. Naturalmente espera-se que elas ocupem as comissões de educação, criança, idosos, portadores de deficiência, áreas ligadas ao cuidado, reproduzindo a expectativa da vida domestica, a vida publica como extensão da vida domestica.
Isto também é diferente com os homens.

Espera-se das mulheres parlamentares a política do relevo, abrindo mão das posições de maior valor simbólico, prestigio, projeção. Como se a boa “briga” fosse só para os homens. A estrutura das forças constituídas dificilmente sofrem abalos com a entrada das mulheres. Os homens normalmente não permitem que se desestabilize a supremacia masculina nos espaços de poder e decisão.

No entanto, falamos aqui da qualidade da democracia. A democracia quando foi criada veio com defeito de fabrica, ela é inesgotável. Quanto mais democracia mais democracia. Sempre se aprimorando, tornando-se mais bonita, mais atraente, mais elegante. Aprofundar e radicalizar a democracia é a saída para que a política volte a sua condição de prestigio na sociedade.

A presença das mulheres na política ao contrario do apelo do senso comum que atribui às mulheres uma atividade mais ética, honesta, doce, conciliadora e mais sensíveis. - Ora, se é disso que se precisa, sejamos todos nós homens e mulheres, assim. Não é justo que só nós tenhamos que dar ao mundo a beleza, o carinho, a doçura, o afago.

As vozes das mulheres na política são certamente diferente da dos homens, não porque a diferença sexual produza uma moral diferenciada, mas porque a organização da sociedade impõe experiências diferenciadas. Trata-se de reconhecer a real competência das mulheres que atuam na política.

A atuação exitosa das mulheres na política depende muito mais de suas idéias do que do seu sexo. O que esta em jogo com a inclusão paritária de mulheres na esfera política é a possibilidade de realmente se alcançar o pluralismo de perspectivas que caracteriza a sociedade fragmentada como a sociedade contemporânea, de superar os limites impostos pelas desigualdades estruturais da nossa sociedade.



Assim, deixo aqui uma proposta: que seja feita uma  pesquisa cientifica, com método, com analises quantitativas e qualificativas, nos  arquivos dessa casa, nos mandatos exercidos por mulheres, quanto a natureza e área das proposições apresentadas nas ultimas legislaturas pelo conjunto dos vereadores, como essas se configuraram quanto a questão de gênero? Quantas medidas foram tomadas especificamente para garantir e ampliar os direitos das mulheres? Como estão sendo tratadas as mulheres pela câmara municipal?


Encerro desejando que essa legislatura tenha sempre em vista, que a cidadania das mulheres precisa ser garantida, é que seremos cobrados pelo compromisso com a igualdade de oportunidades, e saibam também que, as mulheres vereadoras dessa casa são motivo de orgulho pra nós!
  
Para finalizar apresento um quadro


         Somos 43,7% da população economicamente ativa
         30% das famílias brasileiras são chefiadas apenas por mulheres
         70% dos miseráveis do mundo são mulheres
         No Brasil a cada 15 segundos, uma mulher é vitima de violência doméstica
         10,5% do PIB é o custo da violência contra a mulher no Brasil
         Somos 43,7% da população economicamente ativa
         Somos 51,2 % da população
         Realizamos 66% do trabalho do planeta
         Recebemos 10% da renda
         1% das propriedades do mundo estão em nome das mulheres

Obrigada
Maria Rosana Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário