terça-feira, 17 de abril de 2012

III- EEL – Encontro de Estudos Literários da UEMS

O III- EEL – Encontro de Estudos Literários da UEMS é uma proposta de discussão sobre as perspectivas da literatura na sociedade contemporânea, salientando o espaço construído pela mesma enquanto elemento referencial. Esse encontro, cuja primeira edição ocorreu em 2010 é uma forma de apresentar a comunidade externa a UEMS as atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade, cadastrado no CNPq. As discussões do ano de 2010 no Grupo tiveram como eixo temático a crise ou limites da teoria literária e crítica literária no contemporâneo. Este enfrentamento compreendeu um esforço dos pesquisadores do grupo em apresentar aspectos tensivos da atividade de pesquisa voltada ao campo dos estudos literários em um percurso que envolve o século XX e XXI percebendo a discussão da manutenção e renovação da abordagem teórica e crítica relacionada ao enfrentamento dos novos contextos literários ao final do século XX e início do século XXI. em 2011, o evento objetivou retratar questões referentes à teoria e a crítica literária, analisando seu papel e seus referenciais, bem como a possível crise desse arcabouço. No ano de 2012, o projeto do evento compreende uma reflexão sobre o papel da literatura na sociedade, entendendo a mesma enquanto elemento construtor de diversos referenciais, sejam eles imagéticos, comportamentais ou de identidade, além de refletir sobre as relações entre a literatura e a escola, reflexões estas fortalecidades pelo recém criado "Grupo de Pesquisa em Ensino de Literaturas da UEMS", liderado pelo Professor Danglei de Castro Pereira.

Com o tema “Perspectivas da Literatura na Sociedade” o Grupo de Pesquisa da UEMS “Literatura, História e Sociedade” - vinculado ao Curso de Letras e Mestrado em Letras de Campo Grande e liderado pelos Professores Daniel Abrão e Danglei de Castro Pereira, esteve reunido para desenvolver ao longo do ano de 2011 suas discussões quinzenais, por meio de encontros entre pesquisadores, acadêmicos e convidados. As discussões abordaram a presença, a circulação, a qualidade, o estatuto cultural, material e imaterial da literatura no contemporâneo, com foco para as discussões que envolvem as relações entre literatura e escola, literatura e sociedade, literatura e estética e literatura e cultura. Como desdobramento e culminância das discussões, o Grupo de Pesquisa realizará nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2012 seu evento anual “Encontro de Estudos Literários” – III EEL, trazendo pesquisadores do âmbito brasileiro para discutir desde a produção literária atual até questões de método, tendências atuais da crítica e potencialidades de leitura da literatura na contemporaneidade. O objetivo do evento é dar a conhecer o estado da arte das pesquisas em literatura nos âmbitos regional e nacional, bem como propiciar o surgimento de pesquisas entre docentes e discentes da área de Letras, fortalecendo as linhas de pesquisa da Graduação e Pós-Graduação da UEMS. Em 2012 o III EEL contará com palestras que abordarão os estado da crítica, as relações entre teoria literária e as humanidades, e as potencialidades de aproximação entre as áreas de literatura e linguística.

Comissão Organizadora

Um comentário:

  1. Encontrei o blog navegando pelo site da UEMS e achei bem interessante!!! Sou licenciada em Letras com ênfase em Espanhol!!! Visitarei mais vezes este espaço!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir